conecte-se conosco Community Verified icon Verified

Curiosidades Geek

Linha do Tempo de O Planeta dos Macacos Explicada

Publicados(masculine)

sobre

A linha do tempo de O Planeta dos Macacos pode ser simples ou complicada, dependendo de como você a aborda. Estamos aqui para simplificar e ajudá-lo a entender como os macacos tomaram o controle do nosso planeta e como assistir aos filmes.

O Planeta dos Macacos é uma franquia duradoura, assim como Star Wars. Fomos presenteados (ou amaldiçoados) com histórias de O Planeta dos Macacos por décadas, e ainda há mais por vir.

O lançamento de O Reino do Planeta dos Macacos está previsto para este ano, expandindo a trilogia moderna para uma quadrilogia. Mas o que aconteceu antes disso?

Explicação da Linha do Tempo dos Filmes Originais de O Planeta dos Macacos

Os cinco filmes originais de O Planeta dos Macacos são mais complicados do que os cinco filmes modernos, envolvendo grandes saltos temporais devido a missões de exploração espacial e viagens no tempo.

Tudo começa em 1972, quando, em O Planeta dos Macacos (1968), os astronautas Taylor, Landon, Stewart e Dodge deixam a Terra e pretendem viajar 700 anos para o futuro. No entanto, eles pousam em novembro de 3978, mais de 2.000 anos no futuro.

Stewart morre no pouso, mas os sobreviventes (que envelheceram apenas 18 meses devido à hibernação) se encontram em um planeta alienígena governado por primatas que mantêm os humanos como escravos.

No final do primeiro filme, os astronautas encontram a Estátua da Liberdade enterrada na praia e percebem que não estão em um planeta alienígena, mas sim em uma Terra distópica.

The ending to the original Planet of the Apes featuring the Statue of Liberty

O próximo filme, Debaixo do Planeta dos Macacos (1970), se passa apenas alguns meses após o primeiro. Um novo astronauta chamado Brent pousa no planeta com a missão de encontrar a tripulação desaparecida que veio antes dele. Mais divisões no mundo dos macacos surgem, mutantes se envolvem e, no final, uma bomba é usada para devastar o planeta.

Anúncio
Comando Geek

Aqui é onde fica interessante. Os próximos três filmes – A Fuga do Planeta dos Macacos, A Conquista do Planeta dos Macacos e A Batalha pelo Planeta dos Macacos – mostram os macacos simpáticos, Cornelius, Zira e Dr. Milo, deixando o planeta para passar por um portal do tempo de volta à Terra em 1973.

Basicamente, eles querem voltar no tempo e corrigir as coisas para evitar que o planeta seja destruído, o que é uma missão digna se já ouvimos uma. Obviamente, os habitantes da Terra em 1973 não estão prontos para ver macacos inteligentes andando por aí, então o trio é capturado e preso.

Eventualmente, eles conseguem revelar sua visão do futuro, mas ainda enfrentam grande oposição. Durante as próximas três décadas, vírus assolam a Terra, os macacos são forçados ao trabalho escravo pelo exército dos EUA e, em 2001, a raça humana entra em colapso após uma guerra nuclear, deixando os macacos para governar mais uma vez sob seu novo líder, César.

Ainda não acabou. Os humanos sobreviventes, liderados pelo General Kolp, declaram guerra aos macacos, enquanto uma revolta dos gorilas é planejada pelo rival de César, Aldo. Os macacos trabalham juntos para derrotar os humanos, mas então é revelado que Aldo quebrou a lei ao matar outros primatas, e ele e César lutam até a morte, com este último vencendo o dia.

 

Anúncio
Comando Geek

O Filme de O Planeta dos Macacos de Tim Burton Explicado

Este esforço independente mostra um astronauta enviando acidentalmente um macaco através do tempo e do espaço para um planeta 3.000 anos no futuro, onde os macacos governam sobre os humanos. Mais viagens no tempo, menos diversão, este aqui.

Quanto menos falarmos sobre o filme de 2001 de Tim Burton, melhor, então vamos terminar isso rapidamente. A história começa em 2029, quando o astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg) envia um chimpanzé chamado Pericles por meio de uma tempestade eletromagnética para coletar dados. O plano não funciona, obviamente, e Pericles desaparece sem deixar rastros.

Mark Wahlberg's Leo fighting Thade in Planet of the Apes

Leo o segue na tempestade e acaba no ano de 5021 em um planeta chamado Ashlar que, você adivinhou, é governado por macacos. Ainda pior é quando Leo consegue voltar no tempo para a Terra mais uma vez, ele está tarde demais, pois o líder dos macacos, Thade, o venceu e escravizou a raça humana lá também.

A Nova Linha do Tempo de O Planeta dos Macacos Explicada

Esta trilogia em breve será uma quadrilogia, e todos os três filmes até agora têm focado em um macaco chamado César, que é o primeiro macaco a desenvolver fala e verdadeira consciência, e que lidera uma revolta em um Planeta Terra moderno.

Finalmente, chegamos à nova série de filmes, com uma trilogia que entrega sucesso após sucesso. O Nascimento do Planeta dos Macacos (2011) mostra o surgimento de César (não aquele), à medida que ele se desenvolve de um macaco amoroso para um mutante genético devido à pesquisa de uma cura para um vírus perigoso que dá terrivelmente errado.

Anúncio
Comando Geek

Depois que ele aprende a falar, o altamente inteligente César lidera a raça dos primatas em uma guerra total contra os humanos em O Confronto do Planeta dos Macacos (2014). Anos depois, uma vez que os macacos se tornaram verdadeiramente a espécie dominante na Terra, tudo o que resta para eles é lutar entre si.

Woody Harrelson as The Colonel in War for the Planet of the Apes

Isso se liga a A Guerra do Planeta dos Macacos (2017), onde César e seu rival Koba batalham entre si pela supremacia. O mundo distópico tem poucos sobreviventes humanos, mas um, conhecido apenas como O Coronel (Woody Harrelson), está determinado a usar seus últimos dias para destruir o máximo de macacos que puder.

Em seguida está o novo filme, O Reino do Planeta dos Macacos, uma história ambientada 300 anos além da linha do tempo do reinado de César. Há um novo líder, Noa, mas ele enfrenta uma rebelião na forma de Proximus, que quer fazer as coisas de maneira um pouco diferente, especialmente quando se trata dos humanos restantes no planeta.

Anúncio
Comando Geek

Como Assistir aos Filmes de O Planeta dos Macacos em Ordem de Lançamento

Assistir aos filmes de O Planeta dos Macacos em ordem de lançamento é de longe o método mais fácil de explorar esta franquia, e é honestamente a única rota que faz sentido, realmente.

Basicamente, existem três linhas do tempo separadas da franquia O Planeta dos Macacos: os originais dos anos 60 e 70, o remake de Tim Burton e a nova quadrilogia. A boa notícia é que nenhuma dessas três linhas do tempo se entrelaça, então assisti-las como suas próprias mini-sagas está perfeitamente bem.

Os filmes de O Planeta dos Macacos em ordem de lançamento:

  • O Planeta dos Macacos (1968)
  • Debaixo do Planeta dos Macacos (1970)
  • A Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
  • A Batalha pelo Planeta dos Macacos (1973)
  • O Planeta dos Macacos (2001)
  • O Nascimento do Planeta dos Macacos (2011)
  • O Confronto do Planeta dos Macacos (2014)
  • A Guerra do Planeta dos Macacos (2017)
  • O Reino do Planeta dos Macacos (2024)

Como Assistir aos Filmes de O Planeta dos Macacos em Ordem Cronológica

Então, você é fã de caos e confusão? Tentar assistir aos filmes de O Planeta dos Macacos em ordem cronológica pode ser para você, mas não podemos recomendar.

Com exploração espacial, viagens no tempo e reboots, seguir a cronologia da linha do tempo de O Planeta dos Macacos é uma abordagem complexa, mas você consegue fazer isso.

Anúncio
Comando Geek

An ape on horseback in Kingdom of the Planet of the Apes

Os filmes de O Planeta dos Macacos em ordem cronológica:

  • A Fuga do Planeta dos Macacos (1971) – ambientado no ano de 1973
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) – ambientado no ano de 1983
  • A Batalha pelo Planeta dos Macacos (1973) – ambientado nos anos de 1997 a 2012
  • O Nascimento do Planeta dos Macacos (2011) – ambientado nos anos de 2010 a 2016
  • O Confronto do Planeta dos Macacos (2014) – ambientado no ano de 2026
  • A Guerra do Planeta dos Macacos (2017) – ambientado no ano de 2028
  • O Reino do Planeta dos Macacos (2024) – ambientado no ano de 2328
  • O Planeta dos Macacos (1968) – ambientado no ano de 3978
  • Debaixo do Planeta dos Macacos (1970) – ambientado no ano de 3979
  • O Planeta dos Macacos (2001) – ambientado no ano de 5021

Devemos avisá-lo, no entanto, que assistir os filmes nesta ordem irá revelar alguns dos grandes momentos e reviravoltas do filme original. Além disso, mergulhar na nova quadrilogia no meio dessa maratona não fará muito sentido, já que as histórias não se conectam com a saga original.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Dexerto

 

Anúncio
Comando Geek
Continue lendo
Anúncio Comando Geek
Clique para comentar

Deixe uma resposta Community Verified icon Verified

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *